Relações entre a regulação da satisfação de necessidades psicológicas e a sintomatologia

  • António Sol Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
  • António Branco Vasco Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Resumo

Enquadrado no Modelo de Complementaridade Paradigmática, de natureza integrativa, o presente estudo versa sobre as relações entre a regulação e a discrepância na satisfação de necessidades psicológicas e a sintomatologia. Este Modelo conceptualiza as necessidades psicológicas como polaridades dialéticas, sugerindo que as perturbações mentais emergem fundamentalmente da incapacidade de regular adequadamente a sua satisfação. 848 adultos participaram neste estudo. Os resultados mostraram que a regulação da satisfação de necessidades psicológicas se correlacionou negativamente com a sintomatologia, enquanto a discrepância naquela regulação se correlacionou positivamente com a mesma variável. Além disso, o nível dessa regulação revelou valor preditivo em relação à sintomatologia. Os indivíduos “não perturbados” apresentaram maior regulação e menor discrepância na satisfação de necessidades psicológicas do que os “perturbados”. Em ambos os grupos, regra geral, os indivíduos com elevado grau de regulação da satisfação das necessidades de cada polaridade dialética manifestaram menor sintomatologia, comparativamente a todos os outros, sendo as exceções poucas e não significativas. Estes resultados sugerem a importância da regulação e da discrepância na satisfação das necessidades para o nível de sintomatologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

António Sol, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal
Colaborador do Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, no Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-comportamental e Integrativa.
António Branco Vasco, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa.
Publicado
2017-07-10
Como Citar
Sol, A., & Branco Vasco, A. (2017). Relações entre a regulação da satisfação de necessidades psicológicas e a sintomatologia. PSICOLOGIA, 31(1), 1-16. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i1.1135
Secção
Artigos