Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os ficheiros submetidos são ficheiros Word Microsoft (extensão .doc ou .docx)
  • O texto do manuscrito está formatado de acordo com as instruções abaixo mencionadas como "Instruções para Autores"
  • A identidade do(a)/dos(as) Autor(es/as) não é revelada em nenhuma parte do manuscrito
  • O título, resumo e palavras-chave em português e inglês são transferidas no 3º passo da submissão online do manuscrito (inclusão de metadados)

Instruções para Autores

NOTÍCIA IMPORTANTE SOBRE POLÍTICA DE SUBMISSÕES (ler aqui)

 

Como submeter

Os manuscritos são unicamente submetidos por via electrónica. O sistema de submissões electrónicas pode ser acedido através do site da APP - www.appsicologia.org - ou directamente, através do site da revista: http://www.revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/user/register. Neste site deverá registar-se como autor de forma a não só poder submeter artigos como acompanhar o processo de revisão dos mesmos, através da sua área pessoal.

Antes de enviar o manuscrito, certifique-se que cumpre as normas de publicação da revista (em baixo indicadas) e as normas de publicação apresentadas em American Psychological Association, 2020, Publication Manual of the American Psychological Association, 7ª ed., Washington, DC: APA.

Tipo de publicação

A PSICOLOGIA aceita submissões de manuscritos em língua portuguesa e inglesa de dois tipos: artigos cujo tamanho não deve ultrapassar as 10.000 palavras; e artigos breves que não devem ultrapassar as 2.500 palavras (excluindo, para ambos os tipos de manuscritos, tabelas, figuras, bibliografia, notas de rodapé e anexos). Em qualquer dos casos, a bibliografia não deverá exceder um máximo de 35 referências.

Os manuscritos devem ser trabalhos originais de investigação fundamental ou aplicada em Psicologia com base em metodologias quantitativas e/ou qualitativas. É dada preferência a trabalhos com contributos inovadores; cujo significado teórico seja de interesse alargado para várias áreas da psicologia e ciências afins; e escritos de forma a serem inteligíveis por uma gama alargada de leitores. No caso de submissões de artigos, são também aceites revisões sistemáticas de literatura incluindo ou não dados originais. Estas revisões devem ter por base uma análise critica da investigação passada sobre o tema em questão. No caso de submissões de caracter psicométrico, como sejam construção de instrumentos de medida, validações de escalas e outros, será dada particular atenção à elevada relevância e rigor metodológico do artigo apresentado, sendo, portanto, a sua publicação na revista PSICOLOGIA condicionada.    

Estrutura e formatação

A estrutura e formatação dos manuscritos deve ser feita de acordo com o manual de publicação da American Psychological Association, 2020, Publication Manual of the American Psychological Association, 7ª ed., Washington, DC: APA. Contudo, de forma a tornar o processo de revisão mais fácil para os editores e revisores, pede-se aos autores para integrarem as figuras e tabelas no texto principal em vez de as colocar no fim do manuscrito.

No processo de formatação dos manuscritos para submissão, recomenda-se ainda a leitura do artigo: Prada, M., Camilo, C., Garrido, M., & Rodrigues, D. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). PSICOLOGIA, 35(1), 1-51. https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1727

Apresentam-se seguidamente algumas linhas orientadoras da estrutura e formatação (para mais pormenores por favor consultar o manual da APA acima referido).

O manuscrito deve ser apresentado em formato Word.

A dimensão da folha deve ser A4 (21 cm x 29.7 cm), com margens, superior, inferior e laterais (direita e esquerda), de 2.54 cm.

O espaçamento entre linhas deve ser apresentado a dois espaços.

A letra Times New Roman a 12 pt.

Texto alinhado à esquerda.

Os parágrafos devem apresentar uma indentação de primeira linha a 1.27 cm.

Os manuscritos em português deverão ser acompanhados de um resumo em língua portuguesa e inglesa, não devendo cada um exceder as 150 palavras. Devem também ser apresentadas, pelo menos, 4 palavras-chave em português e inglês, bem como o título do manuscrito em português e inglês. No caso de manuscritos em língua inglesa, é necessária a apresentação de títutlo, resumo e palavras-chave em português. Deve também ser apresentado um título resumido (running-head) a incluir no cabeçalho dos artigos publicados.

Esta informação deve ser disponibilizada no 3º passo da submissão online (inclusão de metadados) e num documento word em anexo no 4º passo da submissão online (transferência de documentos suplementares). O nome, afiliação e endereços para correspondência com os autores deverão ser incluídos nos metadados da submissão, bem como devem ser anexados ao manuscrito submetido, em formato de folha de rosto. Os manuscritos não devem ser identificados.

Os títulos e subtítulos devem respeitar a seguinte formatação por níveis:

Nível 1: Centrado, Negrito, capitalização de título.

Nível 2: Alinhado à esquerda, negrito, capitalização de título, indentado a 1 cm.

Nível 3: Alinhado à esquerda, negrito, itálico, capitalização de título.

Nível 4: Alinhado à esquerda com avanço, negrito, itálico, capitalização de título, termina com ponto.

Nível 5: Alinhado à esquerda com avanço, negrito, itálico, capitalização de título, termina com ponto.

Os vocábulos em língua estrangeira deverão ser apresentados em itálico.

As referências das citações apresentadas no texto devem ser apresentadas na secção "Referências", obedecendo às Normas de Publicação da APA apresentadas em American Psychological Association, 2020, Publication Manual of the American Psychological Association, 7ª ed., Washington, DC: APA. Apresentam-se em baixo, alguns exemplos da formatação que as referencias devem apresentar:

Barker, R. (1968). Ecological psychology. Stanford, CA: Stanford University Press.

Freud, S. (1924b). Das ökonomische problem des Massochismus [O problema económico do masoquismo]. S. E., vol. XIX. Londres: Hogarth Press.

Kelly, G. (1977). The psychology of the unknown. In D. Bennester (Ed.), New perspectives in personal construct theory. Nova Iorque: Academic Press.

Lewin, K. (1931). The conflict between Aristotelian and Galileian modes of thought in contemporary psychology. Journal of Genetic Psychology, 5, 141-177.

Piaget, J., & Szeminska, A. (1941). La genèse du nombre chez l’infant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.

van der Pligt, J., van der Linden, F. J., & Ester, P. (1982). Attitudes to nuclear energy: Beliefs, values and false consensus. Journal of Experimental Psychology2-3, 221-232.

Para todos os casos não considerados nestes exemplos, os autores deverão pautar-se pelas normas de publicação da American Psychological Association, contidas no respectivo manual, 7ª Ed, 2020. Recomendamos ainda a leitura do artigo: Prada, M., Camilo, C., Garrido, M., & Rodrigues, D. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). PSICOLOGIA, 35(1), 1-51. https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1727

Em qualquer tipo de submissão de manuscritos à revista PSICOLOGIA, não deve ser ultrapassado um máximo de 35 referências 

Política de conflito de interesses e transferência de copyright

A publicação dos artigos aceites implica ainda da parte dos seus autores uma declaração de responsabilidade e de ausência de conflito de interesses, assim como a transferência de Copyright (direitos de autor) para a revista PSICOLOGIA.

Disposições Gerais

Os artigos publicados são da responsabilidade dos respectivos autores.

Os artigos publicados podem ser colocados em repositórios institucionais.

Após aceitação a submissão permanecerá activa no site, o que permite que o processo de edição de texto e de prova continue a ser feito online através do sistema de submissões electrónicas da revista PSICOLOGIA.

Não é cobrada qualquer taxa de submissão ou publicação relativa a artigos submetidos ou aceites para publicação na revista PSICOLOGIA

Contacto para outras informações sobre publicação na revista PSICOLOGIA: revista@appsicologia.org

Número Temático - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Passados mais de 10 anos do último número especial da PSICOLOGIA subordinado ao tema do comportamento organizacional, o presente número pretende-se focado nas novas direcções do Comportamento Organizacional em Portugal, tendo como objectivo proporcionar o estado da arte da investigação em comportamento organizacional em Portugal, permitindo com isto o levantamento dos rumos futuros da investigação nesta área.

Pretendem-se destacar os estudos e teorias atuais no campo do comportamento organizacional, refletindo os desenvolvimentos dos últimos 10 anos. Seguindo cinco temas abrangentes – o indivíduo, a interface individual e de grupo nas organizações, as questões macro-organizacionais, as teorias organizacionais, e a estratégia e metodologias em comportamento organizacional – este número pretende explorar a literatura e investigação produzida em Portugal nas últimas décadas em comportamento organizacional.


O objectivo é, assim, o de contribuir para a consolidação da investigação em Comportamento Organizacional em Portugal, abordando as lacunas na actual base de conhecimento, e estabelecendo novas agendas de pesquisa. Procuramos um pensamento inovador e expansivo e incentivamos a pesquisa transdisciplinar e multidisciplinar em metodologias quantitativas e qualitativas.

ESTRUTURA DO NÚMERO TEMÁTICO:
Para a organização deste número temático prevê-se a inclusão de artigos, redigidos em português ou inglês, na área do comportamento organizacional e de acordo com as normas da revista PSICOLOGIA.

Todos os artigos serão submetidos a um processo de blind peer review, sendo cada submissão sujeita a duas revisões independentes. Para este processo contamos com a colaboração de especialistas nas temáticas em questão e com uma vasta experiência na investigação e publicação.

Os manuscritos deverão ser enviados até dia 15 de Março de 2019, através do sistema eletrónico de submissão de artigos da revista PSICOLOGIA. Os manuscritos devem seguir as normas para a apresentação de trabalhos da APA (American Psychological Association, Publication Manual, 6ª ed., Washington, DC), e as normas da revista PSICOLOGIA.

Ao submeter, o(s) autor(es) deverá(ão) assinalar o campo "Número temático - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"  no separador "Secção".
Qualquer outra questão sobre o número especial poderá ser remetida para o e-mail da editora convidada Sónia P. Gonçalves (spgoncalves@iscsp.ulisboa.pt).

Secção Temática COVID-19

Call for papers – artigos COVID-19

A pandemia COVID-19 está a produzir desafios e mudanças individuais e sociais nunca antecipados e terá, provavelmente, consequências a longo prazo. A revista PSICOLOGIA e a Associação Portuguesa de Psicologia, no seu papel de difusores do conhecimento científico produzido em Psicologia em Portugal, não poderiam ficar alheios a esta situação que a todos afeta.

Muitos dos modelos e evidência empírica da pesquisa em Psicologia são, certamente, aplicáveis à análise do comportamento durante esta pandemia e aos tempos de crise que estamos a atravessar. Com o intuito de potenciar a difusão científica e a troca de ideias informada acerca deste assunto, a revista PSICOLOGIA vem convidar os investigadores a submeterem a sua pesquisa diretamente relacionada com a pandemia COVID-19, sob o formato de artigos científicos dirigidos a um publico alargado da Psicologia.

Para tal, convidamos à submissão de artigos breves (ver normas de submissão da revista PSICOLOGIA), incluindo, obrigatoriamente, uma componente teórica e evidência empírica. O compromisso da revista PSICOLOGIA é o de proporcionar um processo de revisão por pares rápido e publicação imediata online após aceitação final (com atribuição de identificador doi). Todos os artigos submetidos no âmbito desta call serão sujeitos a pre-screening e eventual desk rejection, caso não obedeçam aos critérios mínimos para revisão por pares. São particularmente bem-vindos artigos escritos em língua inglesa.

Para submeter o manuscrito, os autores deverão selecionar a opção “COVID-19” disponível no site da revista. As submissões para esta call estarão abertas até 31 de Agosto de 2020, mas irão sendo avaliadas à medida que derem entrada no site.

Por favor contacte o secretariado científico da revista PSICOLOGIA, através do email sec.cientifico.revista@appsicologia.org, para mais informações ou para o esclarecimento de quaisquer dúvidas respeitantes a este call.

O Conselho Editorial de submissões COVID-19

Maria Luísa Lima (Editora Convidada)

David L. Rodrigues (Diretor da revista PSICOLOGIA)

Diniz Lopes (Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.