Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico

Avaliação do programa KidsTalentum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1503

Palavras-chave:

aprendizagem social e emocional, outdoor training, educação básica, competências, programa

Resumo

O presente estudo pretende avaliar a efetividade do programa de outdoor training KidsTalentum na aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do ensino básico. No programa, realizado ao ar livre, as crianças são retiradas da sua zona de conforto e estimuladas a enfrentar vários desafios. Foi adotado um desenho quase experimental com pré-teste e pós-teste, com duas turmas de cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, distribuídas num grupo de controlo (n=78) e num grupo experimental (n=78). Para avaliar as competências sociais e emocionais foram utilizados tanto instrumentos de desempenho como de auto e heteroperceção. O efeito do programa foi avaliado através da análise da mudança de scores. Os alunos que participaram no programa KidsTalentum apresentaram uma melhoria nas competências de tomada de decisão e autoconhecimento. Os resultados apontam a metodologia outdoor training como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem das competências sociais e emocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mário Santos, Universidade da Madeira

Mário Santos é Doutorado em Ciências da Educação na área da Inteligência Emocional (Universidade de Málaga, Espanha, 2012). Integra o grupo de pesquisa "Formação ao ar livre e inteligência emocional" na Universidade de Málaga e desenvolveu o programa intitulado KidsTalentum and Outdoor training (Universidade da Madeira). Tem um percurso profissional ligado à Gestão Desportiva e à investigação, desenvolvendo trabalho de competências com empresários, crianças, jovens e desportistas desde 2007. É professor coordenador convidado da Universidade da Madeira, coach e trainer, especialista em Outdoor Training. Participou em congressos nacionais e internacional, sendo também supervisor de dissertações de mestrado na área do desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Principais interesses: outdoor training e inteligência emocional.

Natalie Nóbrega Santos, Centro de Investigação em Educação, ISPA - Instituto Universitário

Natalie Nóbrega Santos licenciou-se Cum Laude em Educação de Infância em 2005 na Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, Venezuela. O seu trabalho de grado versou sobre a comunicação assertiva como estratégia do docente de educação inicial para a integração da família a um centro pré-escolar. Posteriormente licenciou-se em Psicologia na Universidade da Madeira, Portugal, em 2010, tendo concluído o mestrado em Psicologia da Educação, em 2012, nesta mesma instituição, com a dissertação de tese intitulada “Inteligência Emocional: Compreensão das emoções em crianças do pré-escolar”.  Ao longo do seu percurso participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais em psicologia da educação e outras ciências sociais. O seus interesse de investigação incluem: a aprendizagem de competências sociais e emocionais, avaliação escolar, os componentes afetivos do desempenho académico e a retenção escolar.

Glória Franco, Universidade da Madeira

Maria da Gloria Franco é professora assistente do Centro de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, onde leciona Psicologia da Educação e Avaliação Psicológica. É doutorada em Psicologia da Educação (Universidade da Madeira, Portugal, 2003) com a dissertação titulada "A Gestão das Emoções na Sala de Aula". Desde 2009 é responsável pelo Mestrado em Psicologia da Educação na Universidade da Madeira. Supervisionou várias dissertações em inteligência emocional, especialmente em educação, em vários níveis de ensino, especialmente na educação pré-escolar e básica. Tem várias comunicações sobre esta área em conferências nacionais e internacionais, assim como publicações. Os seus interesses de pesquisa incluem: inteligência emocional, habilidades socioemocionais, a construção de instrumentos de avaliação psicológica e de programas psicoeducacionais.

Elisabete Porto Silva, Universidade da Madeira

Elisabete Porto Silva é licenciada em psicologia (2008) e mestre em Psicologia da Educação pela Universidade da Madeira, Portugal. Concluiu a tese de mestrado em setembro de 2012, intitulada "A Relação entre Inteligência Emocional e o Desempenho Académico em Crianças da Educação Básica (Madeira)". Interesses de investigação recentes incluem inteligência emocional e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Santos, M., Santos, N. N., Franco, G., & Silva, E. P. (2020). Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.º ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentum. PSICOLOGIA, 34(2), 123–142. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1503

Edição

Secção

Artigos