A qualidade em atividades de grupo de fitness: Construção e validação do questionário Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades em Grupo (QIF-AG)

Autores

  • Francisco Ascenso Campos
  • Vera Costa Simões
  • Susana Alves Franco

DOI:

https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.1069

Resumo

Sabendo que comportamentos inadequados ou não gostar do instrutor são motivos invocados pelos praticantes de atividades de grupo de fitness para abandonar a prática, é cada vez mais recomendado aos ginásios implementar estratégias para diminuir o abandono e aumentar a fidelização dos praticantes (Franco, Pereira, & Simões, 2008). Pelo referido, é objetivo deste trabalho construir e validar um questionário que permita avaliar a qualidade do instrutor em atividades de grupo de fitness. A construção teve por base um modelo teórico constituído por 4 dimensões e 25 categorias (Campos, 2015). Após cumprimento das várias fases subjacentes a este processo, nomeadamente após análise fatorial exploratória e confirmatória, o questionário QIF-AG é considerado válido, apesar de com algumas limitações, apresentando uma estrutura fatorial com 2 fatores correlacionados: Qualidade Relacional (11 itens) e Qualidade Técnico-pedagógica (14 itens).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-25

Como Citar

Campos, F. A., Simões, V. C., & Franco, S. A. (2016). A qualidade em atividades de grupo de fitness: Construção e validação do questionário Qualidade do Instrutor de Fitness - Atividades em Grupo (QIF-AG). PSICOLOGIA, 30(1), 37–48. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i1.1069

Edição

Secção

Artigos