Novas formas de organização do trabalho e seus contextos de emergência

Autores

  • Adelino Duarte Gomes

DOI:

https://doi.org/10.17575/rpsicol.v4i3/4.888

Palavras-chave:

-

Resumo

A génese social e a génese teórica das NFOT, em particular, no contexto norte-americano e norte-europeu dos anos 60 e início dos anos 70, reflectiu-se numa vasta literatura científica e da valorização sobre o tema. A re-leitura que é possível fazer, a partir dos anos 80, permite uma re-avaliação dos resultados das NFOT, salientar algumas das suas limitações, ambiguidades e potencialidades, bem como tornar inteligíveis posteriores reformulações. O modelo japonês, para além do efeito da moda, é um analisador de algumas evidências e pressupostos do modelo ocidental «clássico» de conceber, organizar e gerir trabalho limitado por determinismos e perspectivas universalistas. Novos e diferentes contextos apontam para a necessidade de uma teoria contigencial das organizações e da mudança ao nível do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Como Citar

Duarte Gomes, A. (1983). Novas formas de organização do trabalho e seus contextos de emergência. PSICOLOGIA, 4(3/4), 195–203. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v4i3/4.888

Edição

Secção

Número Temático

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

  • Luís Soczka, Helena Silva Araújo, Marta Lima Basto, Francisco Almeida, José Gabriel Pereira Bastos, Dominique Chalvin, Luis Reto, J. Brilman, Adelino Duarte Gomes, Geoges Lapassade, António Menezes Rocha, Testemunhos , PSICOLOGIA: Vol. 4 N.º 3/4 (1983)