Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os ficheiros submetidos são ficheiros Word Microsoft (extensão .doc ou .docx)
  • O texto do manuscrito está formatado de acordo com as instruções abaixo mencionadas como "Instruções para Autores"
  • A identidade do(a)/dos(as) Autor(es/as) não é revelada em nenhuma parte do manuscrito
  • O título, resumo e palavras-chave em português e inglês são transferidas no 3º passo da submissão online do manuscrito (inclusão de metadados)
  • Um documento word com as contribuições de autoria CRediT é enviado no 4º passo (transferência de documentos suplementares) da submissão electrónica.

Instruções para Autores

NOTÍCIA IMPORTANTE SOBRE POLÍTICA DE SUBMISSÕES (ler aqui)

Como submeter

Os manuscritos são unicamente submetidos por via electrónica. O sistema de submissões electrónicas pode ser acedido através do site da APP - www.appsicologia.org - ou directamente, através do site da revista: http://www.revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/user/register. Neste site deverá registar-se como autor de forma a não só poder submeter artigos como acompanhar o processo de revisão dos mesmos, através da sua área pessoal.

Antes de enviar o manuscrito, certifique-se que cumpre as normas de publicação da revista (em baixo indicadas) e as normas de publicação apresentadas em American Psychological Association, 2020, Publication Manual of the American Psychological Association, 7ª ed., Washington, DC: APA.

Tipo de publicação

A PSICOLOGIA aceita submissões de manuscritos em língua portuguesa e inglesa de dois tipos: artigos cujo tamanho não deve ultrapassar as 10.000 palavras; e artigos breves que não devem ultrapassar as 2.500 palavras (excluindo, para ambos os tipos de manuscritos, tabelas, figuras, bibliografia, notas de rodapé e anexos). Em qualquer dos casos, a bibliografia não deverá exceder um máximo de 40 referências.

Os artigos a publicar podem incidir sobre investigações empí­ricas ou revisões sistemáticas de literatura.

Os manuscritos devem ser trabalhos originais de investigação fundamental ou aplicada em Psicologia com base em metodologias quantitativas e/ou qualitativas. É dada preferência a trabalhos com contributos inovadores; cujo significado teórico seja de interesse alargado para várias áreas da psicologia e ciências afins; e escritos de forma a serem inteligíveis por uma gama alargada de leitores.

No caso de submissões de artigos, são também aceites revisões sistemáticas de literatura incluindo ou não dados originais. Estas revisões devem ter por base uma análise critica da investigação passada sobre o tema em questão.

No caso de submissões de carácter psicométrico, como sejam construção de instrumentos de medida, validações de escalas e outros, será dada particular atenção à elevada relevância e rigor metodológico do artigo apresentado. Para serem considerados para publicação, estes manuscritos têm de ser submetidos em inglês (ler aqui).

Estrutura e formatação

A estrutura e formatação dos manuscritos deve ser feita de acordo com o manual de publicação da American Psychological Association, 2020, Publication Manual of the American Psychological Association, 7ª ed., Washington, DC: APA. Contudo, de forma a tornar o processo de revisão mais fácil para os/as editores/as e revisores/as, pede-se aos/às autores/as para integrarem as figuras e tabelas no texto principal em vez de as colocar no fim do manuscrito.

No processo de formatação dos manuscritos para submissão, recomenda-se ainda a leitura do artigo: Prada, M., Camilo, C., Garrido, M., & Rodrigues, D. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). PSICOLOGIA, 35(1), 1-51. https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1727

Apresentam-se seguidamente algumas linhas orientadoras da estrutura e formatação (para mais pormenores por favor consultar o manual da APA acima referido).

O manuscrito deve ser apresentado em formato Word.

A dimensão da folha deve ser A4 (21 cm x 29.7 cm), com margens, superior, inferior e laterais (direita e esquerda), de 2.54 cm.

O espaçamento entre linhas deve ser apresentado a dois espaços.

A letra Times New Roman a 12 pt.

Texto alinhado à esquerda.

Os parágrafos devem apresentar uma indentação de primeira linha a 1.27 cm.

Resumos

Os manuscritos em português deverão ser acompanhados de um resumo em língua portuguesa e inglesa, não devendo cada um exceder as 150 palavras. Devem também ser apresentadas, pelo menos, 4 palavras-chave em português e inglês, bem como o título do manuscrito em português e inglês.

No caso de manuscritos em língua inglesa, não é necessária a apresentação de títutlo, resumo e palavras-chave em português.

Deve também ser apresentado um título resumido (running-head) a incluir no cabeçalho dos artigos publicados.

Esta informação deve ser disponibilizada no 3º passo da submissão online (inclusão de metadados) e num documento word em anexo no 4º passo da submissão online (transferência de documentos suplementares). O nome, afiliação e endereços para correspondência com os/as autores/as deverão ser incluídos nos metadados da submissão, bem como devem ser anexados ao manuscrito submetido, em formato de folha de rosto.

Os manuscritos não devem ser identificados. No entanto, a página de rosto deve indicar o tipo de manuscrito que está a ser submetido e o número total de palavras (excluíndo tabelas, figuras, referência, notas de rodapé e apendices).

Títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos devem respeitar a seguinte formatação por níveis:

Nível 1: Centrado, Negrito, Capitalização de Título

Nível 2: Alinhado à esquerda, Negrito, Capitalização de Título

Nível 3: Alinhado à esquerda, negrito, itálico, capitalização de título

Nível 4: Alinhado à esquerda com avanço, negrito, capitalização de título, termina com ponto.

Nível 5: Alinhado à esquerda com avanço, negrito, itálico, capitalização de título, termina com ponto.

Os vocábulos em língua estrangeira deverão ser apresentados em itálico.

Referências

As referências das citações apresentadas no texto devem ser apresentadas na secção "Referências", obedecendo às Normas de Publicação da APA apresentadas em American Psychological Association, 2020, Publication Manual of the American Psychological Association, 7ª ed., Washington, DC: APA. Apresentam-se em baixo, alguns exemplos da formatação que as referencias devem apresentar:

Barker, R. (1968). Ecological psychology. Stanford, CA: Stanford University Press.

Freud, S. (1924b). Das ökonomische problem des Massochismus [O problema económico do masoquismo]. S. E., vol. XIX. Londres: Hogarth Press.

Kelly, G. (1977). The psychology of the unknown. In D. Bennester (Ed.), New perspectives in personal construct theory. Nova Iorque: Academic Press.

Lewin, K. (1931). The conflict between Aristotelian and Galileian modes of thought in contemporary psychology. Journal of Genetic Psychology, 5, 141-177.

Piaget, J., & Szeminska, A. (1941). La genèse du nombre chez l’infant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.

van der Pligt, J., van der Linden, F. J., & Ester, P. (1982). Attitudes to nuclear energy: Beliefs, values and false consensus. Journal of Experimental Psychology2-3, 221-232.

Para todos os casos não considerados nestes exemplos, os autores deverão pautar-se pelas normas de publicação da American Psychological Association, contidas no respectivo manual, 7ª Ed, 2020. Recomendamos ainda a leitura do artigo: Prada, M., Camilo, C., Garrido, M., & Rodrigues, D. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). PSICOLOGIA, 35(1), 1-51. https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1727

Em qualquer tipo de submissão de manuscritos à revista PSICOLOGIA, não deve ser ultrapassado um máximo de 40 referências.

Descrição das contribuições de autoria (CRediT)

No 4o passo da submissão electrónica (transferência de documentos suplementares), os/as autores/as devem submeter também um documento word com a descrição das contribuições de autoria. As contribuições devem seguir as 14 contribuições específicas  definidas pela taxonomia CRediT (Contributors Role Taxonomy):

Concetualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação;

Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de pesquisa (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização;

Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo;

Aquisição de financiamento: aquisição de apoio financeiro ao projeto;

Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências;

Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos;

Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação;

Recursos: fornecimento de materiais de estudo, materiais, amostras de laboratório, instrumentos, recursos de computação ou outras ferramentas de análise;

Software: programação, desenvolvimento de software, conceção de programas de computador, implementação do código de computador e algoritmos de suporte, teste de componentes de código existentes;

Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal;

Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação;

Visualização: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado;

Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva);

Redação – revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

Exemplo de descrição das contribuições de autoria CRedit

Rita R. Silva: Conceptualization, Methodology, Investigation, Data Curation, Formal Analysis, Writing - Original Draft, Writing - Review & Editing

Christian Unkelbach: Conceptualization, Writing - Original Draft, Writing - Review & Editing.

(tirado de Conscious Cogn 2021 Nov; 96:103238. doi: 10.1016/j.concog.2021.103238)

Política de conflito de interesses e transferência de copyright

A publicação dos artigos aceites implica ainda da parte dos seus autores uma declaração de responsabilidade e de ausência de conflito de interesses, assim como a transferência de Copyright (direitos de autor) para a revista PSICOLOGIA.

Disposições Gerais

Os artigos publicados são da responsabilidade dos respectivos autores.

Os artigos publicados podem ser colocados em repositórios institucionais.

Após aceitação a submissão permanecerá activa no site, o que permite que o processo de edição de texto e de prova continue a ser feito online através do sistema de submissões electrónicas da revista PSICOLOGIA.

Não é cobrada qualquer taxa de submissão ou publicação relativa a artigos submetidos ou aceites para publicação na revista PSICOLOGIA

Contacto para outras informações sobre publicação na revista PSICOLOGIA: revista@appsicologia.org

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.