Considerações éticas na investigação com vítimas de violência e de crime

Autores

  • Sónia Caridade

DOI:

https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i1.1234

Resumo

A investigação vitimológica é fundamental para o desenvolvimento de políticas que possam promover a segurança e o equilíbrio emocional das vítimas. Na produção deste conhecimento científico colocam-se inúmeros preceitos éticos que devem ser devidamente salvaguardados sob pena de se poder promover uma revitimação. A experienciação de uma situação de vitimação poderá ter efeitos muito nefastos, podendo interferir com a capacidade das vítimas para decidir a sua participação numa investigação. Tendo por base as evidências em torno do impacto da violência e do crime nas suas vítimas, pretende-se ao longo deste artigo elencar algumas das principais questões éticas subjacentes à produção científica neste domínio, identificando alguns dos cuidados e recomendações a implementar. A observância deste conjunto de guidelines é fundamental para a realização de uma investigação de qualidade e para mitigar eventuais danos que a mesma possa causar nos seus participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Sónia Caridade

Doutorada em Psicologia da Justiça. Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP) do Porto, Portugal. Co-coordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime desta mesma universidade. É autora de diversas publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Psicologia da Justiça e Vitimologia.

Downloads

Publicado

2017-07-10

Como Citar

Caridade, S. (2017). Considerações éticas na investigação com vítimas de violência e de crime. PSICOLOGIA, 31(1), 37–48. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i1.1234

Edição

Secção

Artigos