Diferenças na expressão emocional entre indivíduos portadores e não-portadores de deficiências auditivas

Autores

  • Anjali Ghosh Psychology Research Unit, Indian Statistical Institute, India

DOI:

https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1115

Resumo

A emoção é uma das experiências mais comuns do ser humano, quer este seja, ou não, portador de deficiência. As emoções universais tais como a felicidade, tristeza, fúria ou medo, etc., são bem reconhecidas através de expressões faciais. No entanto, e ainda que se consiga identificar de forma clara estas emoções, a expressão individual das mesmas pode ser diferente consoante a pessoa a quem as dirigimos. O objectivo do presente estudo é duplo: (1) compreender o padrão de expressão de quatro emoções, designadamente felicidade, fúria, medo e tristeza, junto de indivíduos portadores de deficiência auditiva e indivíduos não-portadores, em contextos públicos e privados; e (2) compreender se a expressão destas emoções é igual para todos os tipos de pessoas-alvo, ou seja, pais, amigos e professores. 204 indivíduos portadores de deficiências auditivas e 273 indivíduos não-portadores preencheram o Display Rule Assessment Inventory de Matsumoto et al. (2005). Os resultados mostram que o padrão geral de expressão de emoções é muito diferente para indivíduos portadores de deficiência auditiva quando comparado com indivíduos não-portadores. Os resultados de uma ANOVA de medidas repetidas evidenciaram um efeito principal do contexto na expressão geral de emoções positivas e negativas. Os resultados mostram, também, que as emoções são expressadas de forma amplificada dependendo da pessoa-alvo. De uma forma global, estes resultados indicam que tanto indivíduos não-portadores, como indivíduos portadores de deficiência auditiva, regulam a expressão de emoções positivas e negativas, dependendo do alvo e do contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Anjali Ghosh, Psychology Research Unit, Indian Statistical Institute, India

Retired as Professor & Head of the Psychology Research Unit of Indian Statistical Institute, Kolkata, India on 31 October, 2015.

Publicado

2016-12-07

Como Citar

Ghosh, A. (2016). Diferenças na expressão emocional entre indivíduos portadores e não-portadores de deficiências auditivas. PSICOLOGIA, 30(2), 25–32. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1115

Edição

Secção

Número Temático