O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista PSICOLOGIA?

Acesso

Não tem nome de utilizador/senha?

Registo de utilizadores

Instruções para Autores

Como submeter

Os manuscritos são unicamente submetidos por via electrónica. O sistema de submissões electrónicas pode ser acedido através do site da APP - www.appsicologia.org - ou directamente, através do site da revista: http://www.revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/user/register. Neste site deverá registar-se como autor de forma a não só poder submeter artigos como acompanhar o processo de revisão dos mesmos, através da sua área pessoal.

Antes de enviar o manuscrito, certifique-se que cumpre as normas de publicação da revista (em baixo indicadas) e as normas de publicação apresentadas em American Psychological Association, 2010, Publication Manual of the American Psychological Association, 6ª ed., Washington, DC: APA.

Tipo de publicação

A PSICOLOGIA aceita submissões de manuscritos em língua portuguesa e inglesa de dois tipos: artigos cujo tamanho não deve ultrapassar as 10.000 palavras; e artigos breves que não devem ultrapassar as 2.500 palavras (excluindo, para ambos os tipos de manuscritos, tabelas, figuras, bibliografia, notas de rodapé e anexos).

Os manuscritos devem ser trabalhos originais de investigação fundamental ou aplicada em Psicologia com base em metodologias quantitativas e/ou qualitativas. É dada preferência a trabalhos com contributos inovadores; cujo significado teórico seja de interesse alargado para várias áreas da psicologia e ciências afins; e escritos de forma a serem inteligíveis por uma gama alargada de leitores. No caso de submissões de artigos, são também aceites revisões sistemáticas de literatura incluindo ou não dados originais. Estas revisões devem ter por base uma análise critica da investigação passada sobre o tema em questão. No caso de submissões de caracter psicométrico, como sejam construção de instrumentos de medida, validações de escalas e outros, será dada particular atenção à elevada relevância e rigor metodológico do artigo apresentado, sendo, portanto, a sua publicação na revista PSICOLOGIA condicionada.    

Estrutura e formatação

A estrutura e formatação dos manuscritos deve ser feita de acordo com o manual de publicação da American Psychological Association, 6ª edição. Contudo, de forma a tornar o processo de revisão mais fácil para os editores e revisores, pede-se aos autores para integrarem as figuras e tabelas no texto principal em vez de as colocar no fim do manuscrito.

Apresentam-se seguidamente algumas linhas orientadoras da estrutura e formatação (para mais pormenores por favor consultar o manual da APA acima referido).

O manuscrito deve ser apresentado em formato Word.

A dimensão da folha deve ser A4 (21 cm x 29.7 cm), com margens, superior, inferior e laterais (direita e esquerda), de 3 cm.

O espaçamento entre linhas deve ser apresentado a dois espaços.

A letra Times New Roman a 12 pt.

Os parágrafos devem apresentar uma indentação de primeira linha a 1 cm (títulos incluídos).

Os manuscritos em português deverão ser acompanhados de um resumo em língua portuguesa e inglesa, não devendo cada um exceder as 150 palavras. Devem também ser apresentadas, pelo menos, 4 palavras-chave em português e inglês, bem como o título do manuscrito em português e inglês. No caso de manuscritos em língua inglesa, não é necessária a apresentação de resumo e palavras-chave em português.

Esta informação deve ser disponibilizada no 3º passo da submissão online (inclusão de metadados) e num documento word em anexo no 4º passo da submissão online (transferência de documentos suplementares). O nome, afiliação e endereços para correspondência com os autores deverão ser incluídos nos metadados da submissão, bem como devem ser anexados ao manuscrito submetido, em formato de folha de rosto. Os manuscritos não devem ser identificados.

Os títulos e subtítulos devem respeitar a seguinte formatação por níveis:

Nível 1: Centrado, Negrito.

Nível 2: Alinhado à esquerda, negrito e indentado a 1 cm.

Nível 3: Alinhado à esquerda, negrito, itálico.

Nível 4: Alinhado à esquerda, itálico.

Os vocábulos em língua estrangeira deverão ser apresentados em itálico 

As referências das citações apresentadas no texto devem ser apresentadas na secção "Referências", obedecendo às Normas de Publicação da APA. Apresentam-se em baixo, alguns exemplos da formatação que as referencias devem apresentar:

Barker, R. (1968). Ecological psychology. Stanford, CA: Stanford University Press.

Freud, S. (1924b). Das ökonomische problem des Massochismus [O problema económico do masoquismo]. S. E., vol. XIX. Londres: Hogarth Press.

Kelly, G. (1977). The psychology of the unknown. In D. Bennester (Ed.), New perspectives in personal construct theory. Nova Iorque: Academic Press.

Lewin, K. (1931). The conflict between Aristotelian and Galileian modes of thought in contemporary psychology. Journal of Genetic Psychology, 5, 141-177.

Piaget, J., & Szeminska, A. (1941). La genèse du nombre chez l’infant. Neuchâtel: Delachaux et Niestlé.

van der Pligt, J., van der Linden, F. J., & Ester, P. (1982). Attitudes to nuclear energy: Beliefs, values and false consensus. Journal of Experimental Psychology2-3, 221-232.

Para todos os casos não considerados nestes exemplos, os autores deverão pautar-se pelas normas de publicação da American Psychological Association, contidas no respectivo manual, 6ª Ed, 2010.

Política de conflito de interesses e transferência de copyright

A publicação dos artigos aceites implica ainda da parte dos seus autores uma declaração de responsabilidade e de ausência de conflito de interesses, assim como a transferência de Copyright (direitos de autor) para a revista PSICOLOGIA.

Disposições Gerais

Os artigos publicados são da responsabilidade dos respectivos autores.

Os artigos publicados podem ser colocados em repositórios institucionais.

Após aceitação a submissão permanecerá activa no site, o que permite que o processo de edição de texto e de prova continue a ser feito online através do sistema de submissões electrónicas da revista PSICOLOGIA.

Não é cobrada qualquer taxa de submissão ou publicação relativa a artigos submetidos ou aceites para publicação na revista PSICOLOGIA

Contacto para outras informações sobre publicação na revista PSICOLOGIA: revista@appsicologia.org

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Managed Hosting, Support, and OJS Responsive Theme by: OpenJournalSystems.com